width=
Para poder ler documentos em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader.
    

Semana Global do Empreendedorismo 2009



A Global Entrepreneurship Week surgiu da combinação de dois eventos: a Enterprise Week lançada em 2004, no Reino Unido, por Gordon Brown, então ministro das Finanças, e que pretendia fomentar  a cultura empreendedora e de inovação no país e a Entrepreneurship Week, evento realizado em 2007, nos Estados Unidos.

A Global Entrepreneurship Week surgiu da combinação de dois eventos: a Enterprise Week lançada em 2004, no Reino Unido, por Gordon Brown, então ministro das Finanças, e que pretendia fomentar  a cultura empreendedora e de inovação no país e a Entrepreneurship Week, evento realizado em 2007, nos Estados Unidos.

Em 2008, os dois países uniram esforços para envolver organizações e pessoas num evento mundial, liderado pela Kauffman Foundation, nos EUA e pela instituição Make Your Mark, no Reino Unido.

Com diversas actividades em vários países do Mundo o objectivo foi despertar atitudes empreendedoras, explorando potencialidades, adquirindo conhecimentos e mostrando como ideias locais podem transformar-se em soluções globais.

A Semana Global do Empreendedorismo – Global Entrepreneurship Week – reuniu mais de 80 países durante 7 dias. Tendo mobilizado mais de 1.735 organizações parceiras num total de 1.781 actividades que envolveram 1.400.000 pessoas.

Este ano o evento decorrerá entre os dias 16 a 22 de Novembro e milhares de actividades acontecerão nos seis continentes com o objectivo de promover e celebrar o empreendedorismo.

A APBA – Associação Portuguesa dos Business Angels – e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – serão os hosts da Semana Global Empreendedorismo, em Portugal, como já o tinham sido no ano passado. Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, como já tinha acontecido no ano passado, e com a presença do Sr.Eng. Belmiro de Azevedo, como Embaixador da Semana.

A aposta no empreendedorismo é um grande passo para o crescimento económico sustentado e para uma maior prosperidade global.

Neste contexto, a Semana Global do Empreendedorismo assume ainda uma maior importância, procurando inspirar, educar, informar e influenciar o espírito empreendedor e inovador nas pessoas, de forma a fomentar criatividade e atitude, características fundamentais para o desenvolvimento e progresso de uma sociedade.


Reunir uma equipa, trabalhar uma ideia e organizar uma actividade é o desafio lançado pela organização em Portugal.

São já várias as entidades que se associaram como parceiros deste movimento global: APDC- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra,


Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viana de Castelo, Inovisa, TecMinho, NET - Novas Empresas e Tecnologias, Câmara Municipal da Amadora, Câmara Municipal de Viseu, Coimbra Inovação Parque.


A Organização

Sobre a APBA:

A APBA – Associação Portuguesa de Business Angels – é a maior associação de Business Angels em Portugal. Conta com mais de 100 associados individuais e alguns associados beneméritos, entre os quais o BES e a EDP Inovação. A APBA conta com mais de 170 projectos candidatos, cerca de cinco por mês. As principais mais-valias residem no acesso a um conjunto de projectos pouco acessíveis a nível individual, assim como a partilha de opinião e de risco em relação a possíveis investimentos. A APBA analisa também tendências de mercado e a evolução de empresas em sectores inovadores.

Sobre a SEDES:

A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – é uma das mais antigas associações cívicas portuguesas. Em 1970 a SEDES surgiu num período de rápidas mudanças económicas que coexistiam com graves desequilíbrios sócio-económicos e bloqueamentos políticos estruturais. O diagnóstico e a proposta da SEDES inseria-se neste contexto. A SEDES foi e continua a ser uma escola de cidadania. As suas tomadas de posição e análises políticas constituíram referências para a comunicação social e traduziram o pluralismo das intervenções e o respeito pela diversidade política dos seus membros.

A Associação entrou no seu 40ª Aniversário, mantendo e reforçando o seu espírito fundacional, como espaço de reflexão e debate na área do desenvolvimento económico e social, reconhecido pela sociedade em geral, atraindo novas gerações no sentido de contribuir para aumentar a participação cívica tão necessária.

Neste contexto foi uma das entidades da sociedade civil pioneiras na identificação e discussão das temáticas do empreendedorismo e da inovação como factores críticos ao desenvolvimento e crescimento económico e social a que todos aspiramos, tendo para o efeito promovido inúmeras conferências e seminários internacionais, bem como elaborado o primeiro Guia do Empreendedorismo existente em Portugal.

Mais informação sobre esta a Semana Global do Empreendedorismo em:

www.semanadoempreendedorismo.net

www.unleashingideas.org



VOLTAR