width=
Para poder ler documentos em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader.
    

PASC – V ENCONTRO PÚBLICO - "AS FORÇAS ARMADAS E A REPÚBLICA"



ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL


PASC – V ENCONTRO PÚBLICO
 
“AS FORÇAS ARMADAS E A REPÚBLICA”


Biblioteca Almeida Garrett, Porto – 2 de Outubro, 11h00 – 13h00


Resumo


A conferência “As Forças Armadas e a República” insere-se, por um lado, no Encontro Nacional de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, integrado, por sua vez, nas comemorações do centenário da República, e por outro lado, no V Encontro Público da PASC.
O Encontro terá duas exposições complementares, a saber:
Tenente-Coronel Abílio Lousada, professor de História do Instituto de Estudos Superiores  Militares:

- Uma revisão das relações entre civis e militares desde o final da Monarquia até à Revolução de 1974, bem como da influência das Forças Armadas nos processos que conduziram à 1ª República, ao Estado Novo e ao regime democrático actual.
Almirante Vidal de Abreu, ex-Chefe de Estado Maior da Armada:

- Uma identificação das transformações que conduziram às actuais Forças Armadas, dos seus principais problemas e das principais orientações que se julgam necessárias para que possam cumprir as suas missões num Estado democrático, atentas as condições particularmente difíceis da actual situação económico-financeira.


PASC – Plataforma Activa da Sociedade Civil

Um conjunto de Associações da Sociedade Civil decidiu organizar-se numa Plataforma Activa da Sociedade Civil (PASC) e fomentar um relacionamento em rede, para se assumir, independentemente de partidos políticos e de políticas estabelecidas, como parceiro da mudança necessária do País e dar contributos efectivos à sociedade portuguesa.

Com a sua actividade, a Plataforma pretende mobilizar a Sociedade Civil, seja a nível nacional, regional ou local. É nossa intenção que essa mobilização se faça em torno de questões e acções concretas e que a Sociedade Civil possa contribuir com soluções de qualidade e encontrar oportunidades que revigorem o país em que vivemos.

No próximo Sábado, 2 de Outubro, às 11:00, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, terá lugar este que é o “V ENCONTRO PÚBLICO PASC”.


VOLTAR