width=
Para poder ler documentos em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader.
    

MANIFESTO DE CONDOLÊNCIAS



Por ocasião do falecimento do Senhor Dr. Mário Alberto Nobre Lopes Soares, a SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, associa-se ao sentimento nacional de pesar e salienta a sua personalidade de lutador pela causa da Liberdade e o seu incontestável contributo para implementação em Portugal de uma Democracia baseada no respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos.

Efectivamente, o Dr. Mário Soares iniciou a sua participação cívica num contexto de oposição ao regime político do Estado Novo ao que associou, enquanto advogado, a defesa de oposicionistas ao regime, em particular de presos políticos nos tribunais plenários estabelecidos pela Ditadura.

Depois do 25 de Abril de 1974, confirmou uma notável intuição política, foi uma das mais importantes personalidades na defesa e consagração do regime democrático e, fruto da confiança e prestígio que granjeou junto dos mais influentes políticos dos países ocidentais, conseguiu apoios fundamentais para que Portugal ultrapassasse um conjunto de obstáculos de índole económica e financeira, patentes nessa fase crítica da existência da República.

Europeísta convicto, teve igualmente um papel fundamental na admissão de Portugal nas Comunidades Europeias.

Ao fim de uma vida dedicada à política, com desempenho de importantíssimos cargos, como Deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, ministro, 1º ministro e Presidente da República, o Dr. Mário Soares ficará, por certo, reconhecido pela História como uma das personalidades portuguesas mais influentes na segunda metade do século XX e como líder europeu de grande prestígio nesse mesmo período.

Neste momento de luto e de grande consternação na sociedade portuguesa, a SEDES apresenta à família enlutada as mais sentidas condolências.

O Conselho Coordenador
Lisboa, 8 de janeiro de 2017


VOLTAR