width=
Para poder ler documentos em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader.
Publicações     


Sedes - Dossier 76/85

Autor : Maria da Conceição Castro Dias e Ana Reis Machado
Editora : SEDES
Data : 2000
Paginas : 207


Este volume regista e resume as actividades desenvolvidas pela SEDES entre os anos de 1976 e 1985, dando continuidade ao livro SEDES - Dossier 73/75.

São abordados assuntos como o funcionamento orgânico da associação e as suas acções, nomeadamente seminários, colóquios, ciclos sobre temas e actividades culturais com um âmbito bastante abrangente, desde a temática da recuperação económica em 1976 à cooperação entre a SEDES e o Centro Nacional de Cultura em 1985.

Na parte II é tema o I Congresso da SEDES e seu impacto na imprensa. Os assuntos que serviram de suporte aos trabalhos foram tratados em seminários que abordaram a Política Regional, Reformar Portugal para a Integração Europeia, os Recursos Naturais, A Pessoa e o Estado e a Cultura.

Na III parte é feita a exposição dos documentos, comunicados e tomadas de posição emanados da SEDES. Designadamente e por ordem cronológica: o Parecer sobre a Proposta de Lei sobre a Reforma agrária em Dezembro de 1975; as tomadas de posição sobre as Eleições Legislativas e Presidenciais de 1976; sobre o Processo de Transformação Global da Sociedade Portuguesa, em Maio de 1976; os documentos sobre a Reconstrução Nacional e Recuperação Económica, de Novembro de 1976; sobre o Poder Tecnocrático e o Exercício da Democracia, de Março de 1977; as tomadas de posição sobre a Defesa da Democracia e o Poder Local, em Maio de 1977; sobre o Reencontro do Mundo Rural de Julho de 1977; e por último as tomadas de posição sobre a Lei da Revisão Constitucional de Agosto de 1982 e sobre as Instituições Democráticas em Janeiro de 1983.

Em conclusão são ainda publicados os testemunhos dos presidentes do Conselho Coordenador no período em análise





Voltar