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Conferências     


"Desafio Europeu: exigência de afirmação"

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Data inicio: 10 dez 2002


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( download - Sedes-DesafioEuropeu.doc )

 

DESAFIO EUROPEU: EXIGÊNCIA DE AFIRMAÇÃO

1.      Necessidade de antecipar o novo quadro europeu

O momento que se vive na União Europeia é decisivo para cada um dos seus Estados membros, e em especial para os mais pequenos, mais periféricos ou menos desenvolvidos, como é o caso de Portugal.

 O próximo alargamento não vai resumir-se a um aumento do número de Estados. Envolverá também, e sobretudo, uma nova dinâmica da geografia do desenvolvimento, um novo sistema de forças, e novos equilíbrios políticos no espaço europeu.

 A nova Europa pode representar grave risco para a capacidade de influência e o desenvolvimento de Portugal, mas oferece igualmente novas oportunidades. É este espaço de oportunidade que temos de ser capazes de explorar e rentabilizar. As soluções encontradas condicionarão a vida dos portugueses por várias décadas 

2.      Alargamento e desafios

O desafio do alargamento a que Portugal terá de responder, exige uma estratégia que limite as consequências negativas  e potencie as vantagens da expansão da UE

 A resposta não pode consistir nem na resistência ao que é inelutável, nem na fuga à novidade, segundo a táctica da avestruz. Terá que consistir em planos de acção interna e externa, ambiciosos e exequíveis, que mobilizem os meios ao alcance dos portugueses.

 É urgente clarificar sem ambiguidades o caminho a percorrer. Todavia, tal como escasseiam as análises do impacto do alargamento também falta o empenho na criação dos consensos, quer quanto aos objectivos a defender nos diferentes planos – político, institucional, social e económico – quer quanto às acções e alianças para os alcançar.

 São necessários consensos nacionais quanto à orientação desejável das políticas comunitárias, em particular da Política agrícola comum e da Política de coesão económica e social, e quanto à arquitectura institucional a defender para a UE. Mas também quanto às coordenadas fundamentais de uma política dirigida à competitividade da economia, passando pela consolidação orçamental, reorientação da despesa pública, e reformas essenciais da nossa Administração.

 3.      Convergência e divergência da economia portuguesa

Nos últimos anos o País levou a cabo com sucesso diferentes programas de modernização económica que resultaram da adesão à C.E.E., do Acto Único, e da moeda europeia. Noutros sectores, porém, particularmente no âmbito da Administração Pública, Justiça, Ensino ou Saúde, o processo de modernização não se tem feito nem com o ritmo nem com a profundidade necessários. Além disso, o perfil produtivo do País não registou a profunda reconfiguração que é indispensável.

 Por isso, a participação numa UE alargada impõe, antes de mais, reformas estruturais que determinem incentivos e comportamentos cívicos e económicos consistentes com um Estado de Direito. O sistema de valores e o quadro institucional carecem de urgente regeneração que tenha por pilares a transparência das decisões e a efectiva responsabilização dos agentes económicos, sociais e políticos pelos seus actos ou omissões.

 Sem estes progressos não haverá lugar para uma melhoria significativa da eficiência global da economia nem para a concretização de uma sociedade simultaneamente competitiva e solidária. O país poderá condenar-se a um ciclo vicioso de declínio.

 4.      Melhor resposta a choques conjunturais

A reposição do adequado funcionamento dos estabilizadores automáticos é essencial para minorar os choques de conjuntura, o que significa que a consolidação orçamental é indispensável para minimizar a vulnerabilidade da economia portuguesa e para assegurar capacidade de intervenção anti-cíclica. Por sua vez, a solidariedade comunitária no ataque aos efeitos dos choques assimétricos depende do grau de credibilidade alcançada pelo País na condução da política orçamental, pelo que urge consagrar, com carácter vinculativo, regras de enquadramento orçamental a médio-prazo, que tenham por referência o equilíbrio do orçamento corrigido dos efeitos das variações cíclicas.

 A ausência de regras plurianuais, sobretudo se agravada por polémicas estéreis, pode induzir evolução divergente em relação à área do euro e, constituir factor de enfraquecimento da nossa credibilidade europeia, e da nossa capacidade de influência nas instâncias comunitárias.

5.      Desvantagens competitivas

Conhecem-se vários estudos, de origem comunitária e internacional, sobre as questões relacionadas com o processo de alargamento. Em Portugal, estranhamente, estas questões raramente têm sido objecto de análise cuidada. Escasseia a criteriosa e fundamentada ponderação das respectivas implicações por parte de entidades portuguesas: Governo, Administração Pública, Universidades, parceiros sociais, e da  sociedade em geral.

 E a estranheza aumenta quando se verifica que naqueles estudos, Portugal é sistematicamente apontado como um perdedor líquido. Primeiro, porque aumenta a distância – física e económica - relativamente aos centros relevantes do processo europeu, e o País torna-se mais periférico. Segundo, pelas vantagens competitivas de que dispõem os novos Estados membros. A estes factores exógenos, acresce a falta de capacidade que Portugal tem demonstrado para contrariar esses efeitos.

 A maior proximidade dos novos membros em relação aos grandes centros de consumo europeus confere-lhes vantagens. Aparecerão a concorrer directamente em várias fileiras de especialização portuguesa, dispondo de uma mão-de-obra habilitada e mais barata. E apresentam já níveis de formação bem acima dos atingidos em Portugal.

 A ausência de uma reestruturação que reforce a competitividade das nossas empresas, pode arrastar o desaparecimento de muitas unidades produtivas, com o consequente aumento do desemprego e sérias implicações sociais.

Paralelamente, aprofundar-se-á a concorrência na atracção do investimento, em particular de origem externa, acentuando a crescente dificuldade com que Portugal tem vindo a defrontar-se na captação de iniciativas empresariais.

 6.      Financiamento do orçamento comunitário e fundos estruturais

O próximo alargamento vai reconhecidamente implicar profundas alterações no  orçamento da UE.  Não se compreende que o alargamento geográfico, na sequência do sistemático desenvolvimento de competências da União, não seja acompanhado do aumento de fundos do orçamento comunitário, havendo uma contradição evidente entre o aumento de responsabilidades e a limitação dos recursos.

 Após o alargamento, a extensão e a natureza da política de coesão vão estar condicionadas pela tentativa de imposição de um tecto financeiro por parte dos Estados membros que são contribuintes líquidos. Tendo em vista permitir o acesso aos fundos estruturais por parte dos novos membros sem aumento do financiamento alocado à política de coesão, vai-se exercer grande pressão para excluir algumas regiões, hoje elegíveis, e reduzir as ajudas às restantes (segundo dados relativos ao PIB per capita publicados no Segundo Relatório da Coesão, Portugal poderia perder mais de 80% dos fundos comparativamente à situação presente, após a entrada de doze novos estados).

 As regiões que deixariam de ser elegíveis por razões apenas estatísticas continuarão, contudo e naturalmente, a sofrer dos mesmos atrasos e, sobretudo, dos factores causais que os determinaram. Podem acentuar-se, assim, as disparidades de desenvolvimento no seio da actual UE a 15, com o consequente enfraquecimento da coesão económica e social.

 A política de coesão não constitui um fundo de caridade. É um instrumento que visa atacar as causas estruturais do menor desenvolvimento de algumas regiões. Deve ser definida em função das situações objectivas, e subsistir enquanto se mantiverem as mesmas causas. O alargamento não reduzirá as distâncias económicas das regiões desfavorecidas. Seria injustificável que, subsistindo as disparidades, e as respectivas causas, se registasse redução das ajudas per capita, como simples reflexo do processo de alargamento nas estatísticas de rendimento.

 Não é aceitável que se procure criar contradição artificial entre as políticas de coesão nos actuais e futuros estados membros. As regiões dos futuros membros devem ser elegíveis em função da gravidade dos problemas com que se confrontam e de acordo com a respectiva capacidade de absorção de recursos. Por sua vez, as regiões que hoje são elegíveis devem continuar a beneficiar da mesma ajuda per capita enquanto os factores de distanciamento se manifestarem com a intensidade que tinham antes do alargamento. O que significa que o volume de recursos a alocar à política de coesão deverá ser ajustado à dimensão dos problemas e não o contrário. E, também, que a gestão da aplicação dos recursos obtidos terá de ser feita respeitando critérios objectivos de avaliação económica e social.

7.      Portugal único país da coesão contribuinte líquido da PAC

Portugal é também, reconhecidamente, dos países que menos beneficiam com a política agrícola comum, sendo, segundo cálculos da Comissão, o único país da coesão que continua a ser contribuinte líquido de tal política. Os problemas com a PAC tenderão ainda a aumentar quer pela concorrência provocada pelos novos países, quer como resultado das negociações no âmbito da OMC.

 É urgente determinar qual a arbitragem entre interesses internos que maximiza a vantagem económica portuguesa e a sua posição negocial no plano comunitário. Impõe-se o reforço da estratégia negocial com vista a repor para a agricultura portuguesa um mínimo de equilíbrio comparativo com o que se passa na União.

 8.      Consenso alargado sobre as questões europeias

Haverá que consensualizar a arquitectura institucional europeia que assegure a influência do País no projecto europeu, o que requer consenso que resista à alternância do Poder. Com o aumento do número de Estados membros da UE, a presença portuguesa e, em especial, a sua capacidade de influência, tenderão a ser menores. É, pois, indispensável aumentar a eficiência na condução dos processos negociais, equacionar perspectivas de médio/longo prazo, determinar a correlação de forças em cada área e definir alianças e contrapartidas de negociação que optimizem os resultados. É necessário antecipar o que poderá ser o futuro “jogo” dos diferentes parceiros e adaptar as nossas posições em função das nossas prioridades básicas e do que se espera como actuação dos vários países, tendo sobretudo em conta que é grande a probabilidade de se modificarem as estratégias, ambições e objectivos de países com os quais houve historicamente uma grande solidariedade de interesses e uma grande aproximação negocial.

 Portugal tem de saber o que pretende obter duradouramente da sua pertença à União Europeia e estabelecer o quadro das suas prioridades e alianças em função do objectivo global pretendido tendo em consideração que o espectro dos interesses e as linhas de confronto e de equilíbrio  vão ser diferentes uma vez consumado o processo de alargamento em curso.

 Urge lançar um debate interno sobre as grandes questões europeias, debate que deverá cobrir as coordenadas mais importantes do processo negocial e da nossa participação permanente no quadro da União Europeia.

 Perspectivados os interesses portugueses a médio e longo prazo haverá que promover a intervenção convergente de toda a sociedade. Torna-se, assim, necessário consensualizar as linhas fundamentais da política comunitária não só com as forças políticas, mas também com as forças sociais, em particular sindicais e empresariais.

 Importa ainda criar condições para mais efectiva participação da Assembleia da República no acompanhamento e na decisão sobre temas comunitários, correspondendo à prevista reforma institucional da EU, de modo a que a sua intervenção não se limite à mera confirmação das opções já decididas.

 9.      Concretização das reformas de fundo e recurso a referendo

Não podemos ignorar que a Convenção Europeia veio criar uma nova dimensão de debate e concertação que vai antecipar na prática alterações irreversíveis quanto à natureza da própria União e às esferas de soberania dos países membros.

 Porventura será no quadro da negociação em curso que Portugal terá, pela última vez, possibilidade de influir na construção da Europa que pretende para futuro. Os próximos anos representam também a última oportunidade de preparar o País para novas exigências de concorrência e para as profundas consequências do alargamento. Esta eventualidade impõe a decidida implementação das reformas de fundo, há tanto tempo reconhecidas como necessárias e urgentes. Requer também, – condição de uma capacidade de resposta nacional consciente e determinada, – que se assegure o amplo e rigoroso esclarecimento do que está em jogo e que desde já seja preparado o referendo a que importa submeter os resultados que vierem a ser obtidos.

 10/12/2002

 



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