width=
Para poder ler documentos em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader.
Conferências     


O Papel das Religiões para o mundo do Século XXI

Data inicio: 04 out 2007


Qual o papel das religiões no futuro do nosso mundo? O seu influxo é benéfico na construção da paz e do entendimento entre povos e culturas ou, pelo contrário, é de prever um avanço do fundamentalismo e da consequente insegurança e conflitualidade? Que podemos esperar do futuro?
 
Da gente da política e dos negócios, dos jornalistas ao cidadão comum, muitos se colocam estas questões. Por isso, a SEDES e a UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA promovem este Ciclo de Conferências.

O primeiro objectivo que move a Organização é escutar as principais religiões sobre o seu papel no mundo global, sobre como entendem a convivência dos povos, sobre a raiz dos principais conflitos que envenenam as relações internacionais, sobre a sua ética social. Especialistas de reconhecida competência exporão os pontos de vista mais relevantes sobre o futuro visto pelas religiões.

O segundo objectivo é interrogar as religiões sobre a sua própria conversão ao diálogo inter religioso e sobre a sua capacidade de promoverem ordenamentos cívico-políticos baseados na liberdade religiosa e no respeito pelo pluralismo cultural, mantendo o seu poder utópico e o seu carácter de contexto de descobrimento da norma moral e de descrição, cada vez mais completa, do estatuto do ser humano, da sua dignidade, do seu lugar no cosmos.

O terceiro objectivo é propor aos saberes que pensam o futuro um elemento de grande utilidade que, não raro, não é tido em conta. Além do futuro previsível, mediante os cálculos, há um futuro desejável, assente na esperança, ou seja, num elemento incalculável e indisponível. Não nos basta estar preparados para o futuro; é necessário saber o que queremos do futuro. As religiões podem dar um contributo quanto a este ponto.

O Ciclo consta de Quatro Conferências proferidas por Esther Mucznik (Judaísmo), António Dias Farinha (Islão), Arnaldo de Pinho (Cristianismo), Paulo Borges (Budismo). Os Jornalistas José Manuel Fernandes e Carlos Magno farão a necessária mediação entre a assistência e os conferencistas, e suscitarão as questões que os temas levantam.

Uma Última Sessão contará com a presença e D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, de Francisco Pinto Balsemão, de Ângelo Correia e de Vítor Bento que proporão as conclusões finais.


Futuro Previsível – Futuro Desejável
O Papel das Religiões para o mundo do Século XXI
Ciclo de Conferências

1ª Sessão
- 04 de Outubro 2007
Perspectivas Actuais sobre o Destino Histórico do Judaísmo - PORTO

Conferencista: Doutora Ester Muczenic
Relator: José Manuel Fernandes
 
 
2ª Sessão - 18 de Outubro de 2007
O Papel Político e Religioso do Islão - PORTO

Conferencista: Doutor Dias Farinha
Relator: Carlos Magno
 
 
3ª Sessão – 25 de Outubro de 2007
A Identidade e a capacidade de assimilação do Cristianismo - PORTO

Conferencista: Doutor Arnaldo de Pinho
Relator: Carlos Magno
 
 
4ª Sessão - 07 de Novembro 2007
O Sentido do Caminho Budista e sua Implicações Políticas - LISBOA

Conferencista: Doutor Paulo Borges
Relator: José Manuel Fernandes
 
 
5ª Sessão - 21 de Novembro 2007
As religiões e o futuro – Mesa Redonda Conclusiva - LISBOA
 
Conferencistas:  D. Manuel Clemente
                                Eng. Ângelo Correia
                               Dr. Francisco Pinto Balsemão
                               Dr. Vítor Bento
 
 Relatores: Carlos Magno
                    José Manuel Fernandes


 


Voltar