width=
Para poder ler documentos em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader.
SEDES - Núcleo de Bruxelas
Imprimir documento.    


Autor : Paulo Sande


Combinando associados de mais longa data com um conjunto de novos membros, foi recentemente lançado o núcleo em Bruxelas da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social).

Na linha da tradição da SEDES – associação com um largo historial de intervenção cívica marcada pelo equilíbrio e independência – pretende-se fomentar o debate das grandes questões estruturais relevantes para Portugal.

Constituído por associados de uma ou outra forma ligados às instituições europeias, o núcleo da SEDES em Bruxelas prestará naturalmente uma particular atenção à promoção do debate de temas europeus, privilegiando aqueles com impacto significativo no nosso país.


SESSÃO DE LANÇAMENTO DO NÚCLEO DA SEDES EM BRUXELAS
 
DEBATE SOBRE O QREN 2007/2013
Atendendo à evolução recente de Portugal – nomeadamente a interrupção do processo de convergência – pareceu oportuno que o primeiro debate incidisse no próximo período de programação dos Fundos Estruturais e nas suas implicações para Portugal.
Partindo da análise das linhas orientadoras comunitárias para a política de coesão no período 2007/2013 – elementos de continuidade e novidades – pretende-se debater o que está em jogo no QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional, o “sucessor” do QCA), que balizará a aplicação dos fundos estruturais ao longo do próximo período.
Com o objectivo de promover um debate estruturado entre os participantes na sessão, o tema será lançado por meio de duas intervenções:
  • José Palma Andrés (Director DG REGIO) apresentará os elementos enquadradores comunitários para 2007/2013, em particular o que, relativamente ao período anterior, é novo nos regulamentos agora adoptadas pela CE
  • João Faria (Unidade geográfica Portugal, DG REGIO) apresentará uma síntese das recomendações incluídas nas diversas avaliações do QCA III em Portugal e das propostas em discussão para 2007/2013

A sessão teve lugar no dia 28 de Setembro de 2006 a partir das 18h30m na sala do rés-do-chão da REPER. 

Foi elaborado um pacote de informação para os associados da SEDES em Portugal. Faça o download aqui dos seguintes conteúdos:

 - Acta do debate

- Comunicação sobre a Reforma da Política Regional Europeia

- Comunicação sobre o QREN



Voltar