É com profundo pesar e consternação que a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – recebe a notícia do falecimento de Alexandre Patrício Gouveia.
“A SEDES está de luto com a morte de um dos seus sócios e dirigentes. Um homem corajoso nas suas convicções, Alexandre Patrício Gouveia foi uma personalidade notável da nossa sociedade, pela forma como dedicou a sua vida à defesa da nossa identidade e da nossa cultura. Na SEDES deu um contributo inestimável para a afirmação de Portugal como um país mais justo e mais inclusivo, expresso no último livro publicado pela SEDES. Perdemos um Amigo, um Companheiro de trabalho dedicado, Portugal perde um patriota exemplar”, refere Álvaro Beleza, Presidente da SEDES.
Gestor, político e comentador, Alexandre Patrício Gouveia foi dirigente social-democrata, Adjunto para os Assuntos Económicos no Gabinete do Primeiro-Ministro, Francisco Pinto Balsemão, e Adjunto do Gabinete do Ministro do Comércio e Turismo, Álvaro Barreto. Era, atualmente, Presidente da Fundação Aljubarrota.