Álvaro Beleza reiterou no encontro que as Comunidades Portuguesas são ” um activo incontornável de Portugal que há que valorizar e potenciar”.
A SEDES reuniu em Lisboa, no passado dia 14 de Julho, com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, no quadro dos trabalhos a decorrer no grupo de Soberania e sub-grupo das Comunidades Portuguesas*, com vista ao Congresso de Outubro deste ano.
Aos conselheiros oriundos de França, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Escócia, Reino Unido, Irelanda, Brazil, Venezuela, Estados Unidos, África do Sul, juntou-se o Deputado Paulo Pisco.
Da SEDES estiveram também presentes o Presidente Álvaro Beleza, membros do sub-grupo da Defesa e Segurança da SEDES, Carlos Alpedrinha Pires (Coordenador do Grupo de Trabalho da Defesa e Segurança), António Antonio Teixeira Lopes (Coordenador do Grupo de Trabalho das Comunidades), Renato Epifánio (Coordenador do Grupo de Trabalho da CPLP), Marta Santos e Christine de Oliveira do Secretariado.
Esse encontro físico foi a oportunidade de relembrar a importância das Comunidades Portuguesas para Portugal e a lusofonia, os seus desafios, e a necessidade de reforçar a representação dos portugueses residentes no estrangeiro. sendo, nas palavras do Presidente da SEDES, Álvaro Beleza, “um activo incontornável de Portugal que há que valorizar e potenciar”.